quarta-feira, 20 de julho de 2011

Viva o Tata, Mandiba, Mandela














Carinhosamente conhecido por todos os sul-africanos pelo seu nome de seu povo Xhosa, Madiba, e Tata (Xhosa para o pai), Mandela representa muitas coisas: a importância dos outros respeitando, a importância da fé por nossas crenças, dignidade, igualdade, humildade, determinação, força , altruísmo e acima de tudo, perdão.


Muito amado em todo o mundo, Madiba tem recebido mais de 250 prêmios ao redor do globo, incluindo o Prêmio Nobel da Paz 1993. Ele é um líder nato, cuja crença para o que é certo e justo o manteve preso em Robben Island durante 27 anos.


Os sul-africanos olham Madiba como sua parte de si, mas hoje ele pertence ao mundo inteiro. Ele é um homem cuja presença e tudo o que ele representa não pode ser confinado a um único país. Partilhamos Tata Madiba com o mundo.


Para homenagear Mandela as Nações Unidas lançaram Nelson Mandela Dia Internacional em 2009. Inaugurado em 2010, o dia simboliza uma chamada à ação para pessoas em todo o mundo para assumir a responsabilidade de tornar o mundo um lugar melhor, melhorar a vida para si e para outros, um pequeno passo de cada vez.



O slogan do Dia Mandela,
"Tome uma atitude. Inspire mudança. Faça de cada dia um dia de Mandela",
visa incentivar as pessoas a fazer a diferença, trabalhando para uma mudança positiva.


Como podemos fazer essa mudança? Começar pelo mais simples: dedicar apenas 67 minutos (simbolizando a 67 anos Mandela dedicou à luta pelos direitos humanos) do seu tempo no Mandela Day para ajudar os outros e fazendo mudanças positivas. É fácil. Basta olhar ao seu redor e você encontrará uma causa necessitados. Achmat Dangor, diretor executivo da Fundação Nelson Mandela, sugere uma série de atividades em potencial.


"Eles podem variar de ajudar a limpar ou atualizar instalações públicas como escolas, orfanatos e clínicas, doando livros para bibliotecas comunitárias, médicos voluntariado seu tempo de lazer, os alunos e educadores ensinar aos outros o que bandeira do nosso país e constituição representa. "É nossa esperança que estes esforços, em conjunto, levará para o desdobramento de um movimento nacional do bem entre os sul-africanos que transcende raça, cultura e ideologia",

Frases de Mandela


"Durante minha vida eu tenho me dedicado a esta luta do povo Africano. Lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra. Eu estimo o ideal de uma sociedade democrática e livre em que todas as pessoas convivam em harmonia e com igualdade de oportunidades. é um ideal que espero viver e alcançar. Mas se for preciso, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer. "


"Se eu tivesse mais tempo eu faria o mesmo outra vez, então faria com qualquer homem que se atreve a chamar-se um homem"


"Uma Troca forte e honesto de opiniões e críticas é necessária para qualquer sociedade ser verdadeiramente democrático, e por qualquer governo para permanecer no curso"


"Parte da construção de uma nova nação significa construir um espírito de amor, tolerância e respeito entre as pessoas deste país"


Canção de aniversário especial para o nosso Tata


Happy birthday to you,


Happy birthday to you,


Happy birthday to you,


Happy birthday dear Tata,


Happy birthday to you.


We love you Tata


We love you Tata


We love you Tata


We love you Tata


Nelson Mandela


Nelson Mandela. Ha hona ya tshwanang le wena (no one is like you).


Ha hona ya tshwanang le wena, ha hona ya tshwanang le wena.


Yeep yeep!


Hooray!


fonte http://www.sowetanlive.co.za/news/mandela


Nenhum comentário:

Postar um comentário